sábado, 31 de janeiro de 2015

Filmes vistos em Janeiro 2015

Saudações,

Agora começo a postar coisas recentes que estão acontecendo e pensei em fazer o seguinte: mensalmente, eu coloco os filmes que assisto. Além disso, faço indicações, quando possível, dos filmes que vejo de diretores. Atualmente, estou assistindo à três diretores: Woody Allen, John Carpenter e Andrzej Zulawski. Como Woody Allen tem muitos filmes, eu acabo demorando mais para ver (e também há um outro blog, em inglês, com revisão crítica intensa dos filmes). John Carpenter eu vejo às vezes: ele faz também muitos filmes, e eu já vi alguns. Ultimamente, tenho estado mais para Zulawski, por que ele consegue fazer minha cabeça explodir.

Nessas listas mensais vão aparecer todo o tipo de filme (prioritariamente horror, meu favorito). Não vou fazer uma lista só de filmes de terror salvo os melhores do ano - não quero separar muitas coisas em tópicos. Quando eu terminar todos os filmes de algum diretor, também faço uma postagem com os melhores que vi dele. Isso inclui os que eu já havia assistido antes de começar o blog: David Lynch, David Cronenberg, Jaco Van Dormael, Darren Aronofsky, Dario Argento, Mario Bava, Wes Anderson, Frank Henenlotter, Stanley Kubrick e John Patrick Shanley.



Vi ontem na tv, sinceramente, todo o orçamento com atores foi gasto em Anthony Hopkins (bem gasto, claro), deixando como protagonista um amador barato (é a única explicação). Um filme de terror "de classe" para os vovôs e vovós, que agrada ao público adolescente - não me agradou nem um pouco, é muito bobo, cliché, dispensável e tosco.


Assisti ontem no FX, eu gostei bastante. O sofrimento intenso é comovente, os olhos de Jim Caviezel são muito doces e expressivos, Mel Gibson - sempre cru e direto - conseguiu produzir algo inspirador. Apostaria em assistir Jesus Christ Super Star logo depois para aliviar a alta carga de tensão.


Estou vendo os filmes do John Carpenter. Achei que fosse ser uma bela de uma porcaria por que toda vez que eu via um pedaço no SBT me dava até dor de barriga, mas, no geral, é um filme simpático. Restou apenas a pergunta: Quantos carros (réplicas) foram amassados para fazer esse filme? 


Certamente o melhor do final de semana (ainda faltam alguns filmes, mas acho qu enão vou ver nada de melhor do que esse) - e olha que nem é essa maravilha toda. Para quem gosta de um terror anos 40/50 em preto-e-branco, é uma boa pedida. Acabou me surpreendendo bastante.


Roberto e Joao Henrique, vocês me indicaram esse filme tipo "O chamado", passando adiante uma corrente do mal? Pois foi só nisso que pensei durante esse filme. Não recomendo, não peguem pra ver, é uma merda que não tem tamanho e nem dimensão. APENAS SCAJO Scarlett Johansson) é o que me fez ver as cenas com algum interesse (lindíssima), de resto, é uma palhaçada. E não venham me dizer que não entendi, por que eu entendi e achei medíocre. Ei! Jonathan Glazer, você não é Andrzej Zulawski!!! Se for pra ver a Scajo pelada, tudo bem, agora... Pra ver um filme de quase duas horas com alguém dirigindo quase que durante uma hora pra ser um pano de fundo de uma conversa "filosófica" sobre as relações sociais - praticamente machista, é uma perda de tempo. Mensagem do filme: Estamos cada vez mais superficiais e não nos relacionamos / a inglaterra é o mundo e o mundo é tão multicultural /plurilíngue que não nos comunicamos, só vemos as aparências, bla bla bla bla bla... Prefiro mil vezes os filmes de terror mais tacanhos do que essa superprodução cara e barata... Esses cineastas novos acham que tem condição de estabelecer uma narrativa como gênios que eles idolatram. Parece que estou lendo um desses autores de meia-pataca que tentam a todo custo imitar este ou aquele grande escritor. Gente esse filme é horrível... O difícil desse filme (ainda pior) é que os atores que fazem os homens são todos muito parecidos. No meu entendimento, todo mundo que entrou lá dentro e virou "pele" foi preenchido com alguma coisa e saiu da casa, inclusive o cara lá - Saiu um cara de moto pra ir na casa de não sei quem etc... Achei que fosse o próprio motoqueiro que ela tinha pegado... O problema é que o diretor vê filmes "loucos" e acha que pode fazer igual, mas não pode. Precisa talento pra fazer filmes complicados, não é só fazer coisas sem sentido e deixar rolar. 


Vocês falaram que eu ia achar o filme chato, mas eu achei muito bonito e interessante, achei animador. Recomendo para quem gosta de filme de época, principalmente para quem estuda moda e estilo - 500 anos em 2 horas é pouco. Agora quero ler o livro.


Recomendado por Roberto (fiquei com medo de ver depois de Under the Skin ter sido ruim), mas é bem fantástico. Digo, porém, que de início me senti super animada diante da perspectiva de "talento aparece de qualquer maneira", mas depois foi me dando uma sensação ruim, uma tristeza... Recomendo para estudantes de artes e fotografia.


O que parece ser uma premissa boba (formigas mutantes gigantes atacam cidade no deserto dos estados unidos em busca de açúcar) se transforma num filme mais interessante do que as produções de terror atuais. Sério. O filme me agradou bastante!


Esse é colorido apesar da data e do poster estranho. Não prefiro nem esse e nem o outro da mosca, são dois filmes diferentes e bons. Esse, diferentemente do outro, tem o glamour hollywoodiano que tanto agrada. Não gostei do final, foi estranho, abrupto, obtuso.


O ano está só começando e eu já sei que Dead Snow 2 é um dos melhores de 2015. É maravilhoso, é estupendo, é original, é tudo que um filme de terror pode ser para alguém como eu: Chorei de rir. Como não amar? Queria tanto que todo mundo visse! É tão edificante! HEHEHEHE!


Eu não entendi tudo muito bem (e acho que nem é o objetivo), mas eu senti muita coisa - e também vi muita coisa. O corpo feminino como público, a ideia de que o corpo é mais um pacote que pode ser preenchido ou esvaziado, a inocência da inconsciência do corpo (por que não?), o corpo desnaturalizado - o corpo como expressão. Recomendo para pessoas que se interessam pelo estudo do corpo e as manifestações, restrições e espaços sociais e físicos que ele ocupa.

A Noite do Chupacabras (2011)

Se tudo estiver de acordo, algumas pessoas assistiram o filme ao mesmo tempo que eu. O que eu achei:

Não é um filme excelente (e nem tinha por que, e nem era o objetivo, ao que me parece), mas é um filme decente. A fotografia é boa, a direção de câmera, a direção me parece bem eficiente (o filme tem sintonia, tem um conjunto e tem voz própria). Achei, acima de tudo, engraçado, e daí por diante as coisas foram ficando mais ou menos empolgantes.

O trabalho dos atores (?) não vem ao caso, a ideia é ser tosco mesmo. Mas tem algo interessante pra ressaltar que é a questão da identidade capixaba / brasileira (muito mais capixaba, nesse caso: é evidente)... Eu senti algo que sinto quando procuro ver uns filmes bem doidos japoneses ou chineses, ou koreanos, ou vietinamitas e gosto quando sinto isso, é algo que só um filme que tem elementos culturais próprios pode proporcionar. Me lembrei muito de filmes como Gu (1981), que me fazem imaginar um lugar e uma cultura que eu não conheço e de um jeito muito especial. Acho que é esse o maior valor desse filme, é a capacidade de criar uma atmosfera e um imaginário sobre uma cultura distante.

O Predestinado (2014)

Acabei de assistir Roberto, Wagner, Joao (não sei mais quem recomendou). Resumo da ópera: Orlando com viagem no tempo LOL. É um bom filme, com certeza, mas não achei difícil... Tem filmes que eu nunca entendi direito, mas não é o caso desse. Recomendo para quem gosta de filmes tipo Origem, Amnésia, Donnie Darko, etc.

A Mão Que Balança o Berço (1992)

Ahahaha advinha? Não, eu não tinha visto ainda, mas, fora as palhaçadas inacreditáveis em uma história como essa (hello?) o filme é divertido. Para mães deve ser um super pesadelo!! Fiquei pensando na Bea enquanto eu via o filme, hahahaha... Desesperoooo.

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014)

Desci pro play, pois é... É um bom - um excelente - diretor, claro, gosto de outros filmes dele (e devo assistir outros). Birdman é chato. Sim, é um filme chato e é um filme feito para críticos - é a minha opinião. Olha, já assisti outros filmes com esse mote "quem sou eu, o que é real, o que é o ego, indústria cultural, cinema, diretor, bla bla bla", e essa discussão já parecia esgotada - Mas Iñárritu parece renovar a discussão quando traz à baila os super-heróis contemporâneos (o que resta de um Harry Potter quando ele cresce e tem que se superar, mostrar que é um artista? - quer dizer, é preciso isso mesmo?). Essa coisa da reinvenção deixa qualquer um louco, os artistas principalmente. É um ótimo filme, não é melhor que Grand Hotel Budapeste (IMO), mas candidato ao Oscar simplesmente por que é um filme de Oscar - é isso.

Acima das Nuvens (2014)

Cara, parece que estou andando em círculos... Perai, deixa eu fazer uma escala: Persona / Inland Empire = Arte / Material Cru --> Cloud of Sils Maria = Simplificação aculturada ---> Birdman = Clichê massificado embalado em papel celofane. Altamente recomendado.

Guerra ao Terror (2008)

Tinha um tempo que eu já queria ver esse filme, mas sabem como é: Parece que todos os dias aparecem três e eu não tenho como ficar vendo tantos filmes quanto gostaria. Guerra ao Terror é acima da média, bem feito, etc... Parece um Policia 24H no Iraque e interminável - assim como a "guerra ao terror" é. Fiquei pensando em muitas coisas, em muitas... Não cheguei à nenhuma conclusão, confesso... Filme difícil, mas recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário